quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Resenha: Eu Sou o Número Quatro - Pittacus Lore.

Eu Sou o Número Quatro é o título do primeiro volume da série Os Legados de Lorien, série escrita por Pittacus Lore, pseudônimo de James Frey e Jobie Hughes. O livro foi lançado no Brasil em 2011 pela Editora Intrínseca e já teve sua continuação lançada também em 2011, intitulado como O Poder dos Seis.

O livro narra a história de nove aliens que tiveram seu planeta, Lorien, destruído pelos tão temidos Mogadorianos, e foram se esconder no planeta Terra, mas estão sendo caçados por eles. Cada um dos nove aliens possui um número e só podem ser mortos em ordem cronológica, do 1 ao 9. Junto com eles, foram mandados para a Terra, um tutor para cada um. Com qual possui o objetivo de ajuda-los no desenvolvimento de seus legados, poderes. O número 1 foi morto na Malásia, o número 2 foi assassinado na Inglaterra e o número 3 foi perseguido e capturado no Quênia. E nessa grande fuga, a historia gira em torno do Número Quatro.

Para começar, na primeira página do livro possui a seguinte mensagem:

"Os eventos neste livro são reais. Nomes e lugares foram modificados para proteger os seis lorienos, que continuam escondidos. Considerem isso como um primeiro aviso. Outras civilizações existem. E algumas querem destruir vocês."

Com isso, já é deixado um clima mais tenso, fazendo com que aumente a ansiedade do leitor em virar a página. Outra característica que me deixou bastante animado foi em relação a biografia do autor na orelha do livro:

"Pittacus Lore é o Ancião a quem foi confiada a história dos noves lorienos. Passou os últimos doze anos na Terra, preparando-se para a guerra que decidirá o destino do planeta. Seu paradeiro é desconhecido."

Depois dessas duas mensagens, apesar de já ter visto o filme, fiquei muito ansioso em ler o livro e rever a história. O livro começa contando como o número 3 foi capturado e morto, igualzinho no filme. Alias, gostaria de começar dizendo que adorei o trabalho que fizeram no filme, muitos leitores disseram que o livro é MUITO melhor, mas isso é uma coisa meio óbvia, nunca o filme vai ser melhor. O livro possui mais detalhes e acontecimentos diferentes do filme, mas achei que o roteiro do filme foi muito bem escrito e não desapontou tanto como em Percy Jackson e o Ladrão de Raios, que cá entre nós, se você leu o livro achou o filme tosco e mal feito, resumindo... uma merda.

O livro foi muito bem escrito, eu me cansei um pouco apenas nas cenas das lembranças de Lorien onde é mostrada a batalha dos Mogadorianos entre os Lorienos, cena que não foi mostrada nem um pouco no filme. Gostei muito do romance entre o número 4 e Sarah, que foi muito bem escrito e me fazia sorrir enquanto lia o tanto que um era apaixonado pelo outro. Nos livro é muito citado também o afeto entre as pessoas e o amor, tanto paixão quanto fraternal ou até mesmo a amizade, que um sentia por outro.

Preciso dizer também que o final não é lá um dos mais felizes. Quanto tudo acaba e eu leio o último capítulo, quase choro. Fico triste, alias... É triste o final. Alguns morrem, alguns precisam dizer adeus... E no meio de tudo isso, vemos que isso não foi um final. Com certeza absoluta não é um final... E sim, um começo. O livro foi apenas uma introdução, um prefácio, de uma grande história que está por vir. Muitas perguntas ainda precisam ser respondidas e muitas perguntas precisam ainda ser feitas.

Nisso, um louco e intenso sentimento nasce em meu corpo. Idéias e mais idéias começam a perturba-me fazendo com que eu não conseguisse dormir naquela noite. Me virava de um lado para o outro da cama e não parava de pensar em Lorien. Algo me dizia que tudo aquilo era real. Que tudo aquilo poderia mesmo ter acontecido. Mas rapidamente essa ideia é destruída por outra maior, "Isso é apenas um livro", mais aí eu me lembro "eu leio para entrar em outro mundo, viajar em novos horizontes" e aí eu compreendo que tudo aquilo foi mesmo real...

O Poder dos Seis foi adicionado em minha lista para o Natal e estou morrendo de vontade de lê-lo.

Nota: 9,3.

Resenha escrita por Pedro de Aguiar Goto.

Deixe seu comentário.

5 comentários:

  1. *endoidando* Cara! Eu TENHO que ler esse livro. Eu amei o filme, não é uma droga como ficam dizendo por aí, ao contrario do que aconteceu com Percy Jackson... Tá na lista com certeza! ^___^

    ResponderExcluir
  2. Otimo, O Poder dos Seis tambem é muito bom!
    Eu sinto o mesmo que vc com relação ao livro, é tudo real, dentro de nós sempre é real.
    Espero toda a serie ja.

    ResponderExcluir
  3. *Endoidando* (+1)
    Concordo plenamente com você a respeito de Percy Jackson!
    Mais é sério, assis que eu terminar Heróis do Olimpo eu peço esse livro *-----------*

    ResponderExcluir
  4. Esse entrou pro meu hall da fama de livros bons, junto com Amanhã e Ria da Minha vida.

    ResponderExcluir
  5. este filme é realmente maravilhoso pensava la vem coisa sem nexo mais quando comecei a ver nossa a historia é d +.indico a todos q gostam de uma boa historia.

    ResponderExcluir