segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Resenha: Um Homem de Sorte - Nicholas Sparks.

Um Homem de Sorte foi escrito pelo premiado autor Nicholas Sparks e lançado no Brasil em 2011 pela Editora Novo Conceito.

Com mais de 50 milhões de livros vendidos em todo o mundo Nicholas Sparks foi considerado oito vezes o número 1 pela New York Times e já viu inúmeras vezes suas obras ganharem vida nas telonas do cinema. Com adaptações cinematográficas e grandes obras de sucesso, o autor nos presenteia com Um Homem de Sorte, uma história emocionante de amor tendo como ponto principal, a força do destino.

Durante seus anos servindo no Corpo de Fuzileiros Navais, Logan Thibault descobre em meio as areias do deserto, a foto de uma linda mulher, coloca-a no bolso para mais tarde procurar seu dono e parte para a guerra. Após ter sobrevivido inúmeras vezes à carros bombas, bombas caseiras, mísseis e eventos em que nem seus amigos conseguiram sair vivos, muitos começam a achar que a foto encontrada por Thibault o salvou de todas essas explosões e tiros.

Seus anos servindo como fuzileiro acabam e Logan reencontra seu melhor amigo e parceiro, Victor em uma tarde de pesca. Victor faz a cabeça de Logan e diz a ele que seu destino é procurar pela mulher da foto, e pagar a dívida que possui com ela. E após a morte trágica de Victor, Logan acaba seguindo seus conselhos e vai a pé do Colorado até Hamptom, com a companhia de seu cão Zeus. Após encontrar a linda mulher da foto, chamada Elizabeth, Thibault da início a uma emocionante história de amor que muda suas vidas para sempre.

"Mas não estava em outra época ou lugar, e nada daquilo era normal. Trazia a fotografia dela consigo há mais de cinco anos. Atravessou o país por ela."

Não costumo ler romances e é meu primeiro livro de Nicholas Sparks, já vi algumas das adaptações cinematográficas e apesar de sempre ver seu nome em muitos best-sellers, nunca tive muito interesse em suas histórias e nunca procurei muito saber sobre seus livros. Fui presenteado com Um Homem de Sorte e, por ter uma belíssima capa, acabei lendo.

O livro é divido por 38 capítulos, cada um tendo como protagonista um dos três personagens principais, Logan Thibault, Elizabeth ou Clayton, seu ex-marido. A história já se inicia de um jeito sexy e apresenta as principais características de Clayton, um homem mimado e egoísta, sempre querendo ter o que quer e fazendo o possível e necessário para isso.

A jornada de Thibault atrás de sua futura paixão acaba sendo meio rápida, o livro se focaliza mais em mostrar a convivência dele com Elizabeth, seu filho Ben e a desaprovação e raiva de Clayton. Por não estar acostumado com histórias de amor, não conseguia ter tanta vontade de acabar esse livro tão rapidamente, mas confesso que quando pretendia ler apenas um ou dois capítulos, cinco eram lidos e com o passar do tempo acabei me aproximando com as personagens. E como em qualquer outro bom livro, começava a entrar na história e a conviver com as narrações e sentimentos de todos.

Outro ponto que me chamou a atenção no livro foi o fato de que o autor deixa por muito tempo uma bomba prestes a explodir desde que Logan encontrou-se com Elizabeth. O leitor começa a esperar algo acontecer por bastante tempo e quando chega a hora do CABUUUM acaba sendo rápido demais e quando você vai ver, o livro acabou, não gostei muito disso, pensava que ia fazer mais barulho esse estouro. Você lê o epílogo, descobre tudo certinho o que aconteceu, fecha o livro, reflete no que leu e apesar de tudo, o livro é bom.

Para quem já é mais familiarizado com o autor e ama suas histórias, não pode deixar de ler Um Homem de Sorte. Já pra quem prefere um suspense policial, mistérios e aventuras a lá Sherlock Holmes, pode até ser bom ler outros gêneros, mas pode achar o livro bobo e acabar se arrependendo. Eu não me arrependi, mas ainda prefiro meus misteriosos suspenses.

Nota: 7,8.

Resenha escrita por Pedro de Aguiar Goto.


Deixe seu comentário.

Um comentário:

  1. Nossa li o livro em casa mesmo e fiquei emocionada, Thibalt e identico a um amigo meu!! o livro e fantastico e super legal!!tenho 12 anos!!

    ResponderExcluir