Muito se comentou sobre O peregrino quando ele foi lançado nos Estados Unidos. O livro recebeu elogios dos críticos, sendo comparado ao cultuado romance 1984, de George Orwell, com seu notável Big Brother, e à trilogia Matrix. John Twelve Hawks apresenta grandes teorias sobre livre arbítrio e determinismo, controle da sociedade e dimensões alternativas, enquanto impressiona seus leitores com um conhecimento que vai desde o Novo Testamento à complexa teoria das cordas, amarrado numa prosa com imagens poéticas que faz lembrar Ray Bradbury ou Philip K. Dick.
Além de trazer uma temática instigante – um mundo onde as pessoas estão sob a vigilância constante do Estado – O peregrino também chamou a atenção da mídia por outro motivo: o autor é um fantasma. Ninguém teve contato direto com John Twelve Hawks (que não é o nome verdadeiro do escritor e, traduzido para o português, seria algo como João Doze Falcões), nem mesmo seus editores americanos e seu agente. Ele vive "desconectado" e recluso do mundo propositadamente, para evitar ser monitorado pelo governo norte-americano, que, segundo Twelve Hawks, usa a tecnologia para rastrear cada passo das pessoas. Todos garantem, no entanto, que ele é real, não um golpe promocional, e que se trata de um escritor estreante.
1ª livro - O Peregrino, Lançado em 2006.
Sinopse: Em Londres, uma jovem e atraente designer tenta levar uma vida normal. Maya prefere ignorar o fato de que descende de uma longa linhagem de Arlequins, guerreiros cuja missão é proteger os Peregrinos a qualquer custo. Os planos de Maya, no entanto, são interrompidos quando ela descobre que dois Peregrinos foram encontrados na Califórnia e que suas vidas estão em risco. Apesar de relutante em se deixar arrastar para a vida destrutiva e solitária de seus ancestrais, ela foi treinada para lutar desde criança. Mercenários a serviço da Tábula, uma misteriosa organização determinada a pôr ordem no mundo, controlando em segredo a população, estão à procura dos irmãos Corrigan. Os membros da Tábula temem que o poder dos Peregrinos possa colocar o trabalho da corporação em risco, e durante gerações têm se dedicado a exterminar os que ousam se interpor entre eles e a desavisada população. Fantasioso demais? Talvez. Mas o autor é um ótimo contador de histórias e faz dessa luta extraordinária do bem contra o mal algo totalmente crível. O ritmo é acelerado, os personagens instigantes e memoráveis. O peregrino vai além para nos dar novos insights sobre nosso passado e o modo como escolhemos viver nossas vidas.
2ª livro - Rio Escuro, Lançado em 2009.
Sinopse: No segundo livro, Twelve Hawks define quem joga de que lado do tabuleiro. Gabriel deve controlar sua impulsividade e assumir um papel que não pediu: o de líder dos que querem viver livres do controle da tecnologia moderna. Ao descobrir que o pai está vivo, mas pode não estar em nossa dimensão, Gabriel deve se arriscar a viajar, pela primeira vez, pelos seis mundos conhecidos pelos Peregrinos, a começar pelo Inferno, uma ilha cercada por um rio escuro, onde seus habitantes vivem em guerra, para sempre. Enquanto isso, Michael passa de caça a caçador. De presa fácil e amedrontada a líder frio e calculista. Depois de cair nas mãos da Irmandade em O Peregrino, Michael começa a virar o jogo. Com seus dons recém-descobertos, ele impressiona a alta cúpula da sociedade secreta e começa a ganhar poder. Em Berlim, Michael ajuda a organização a dar o golpe final para que ela assuma o controle da vida das pessoas por meio da tecnologia. É a liberdade trocada pela segurança, um conceito muito explorado pelo presidente americano George W. Bush depois do 11 de Setembro.
3ª livro - A Cidade Dourada, Lançado em 2011.
Sinopse: A cidade dourada garante um desfecho surpreendente para a história dos irmãos Corrigan. Antes de movimentar a Resistência, Gabriel deve resgatar sua protetora Maya de um mundo infernal, no qual a população está permanentemente em guerra. Uma grande guerreira, a Arlequim resiste bravamente às violentas investidas dos demônios da dimensão do Rio Escuro, mas nem ela pode ser capaz de suportar tamanha maldade concentrada em um único mundo. Enquanto Gabriel se divide entre o dever da liderança e o resgate a Maya, seu irmão mais velho, Michael, embarca numa viagem às dimensões paralelas, e se impressiona com uma sociedade regida por semideuses, que controlam a população com sofisticada tecnologia – muito mais avançada que a humana – e não permitem vozes dissonantes. Enquanto traça o rumo que o levará à vitória, Michael dá sua cartada final, criando medo na população por meio de atos terroristas em vários países.
Filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário