terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Jogos Vorazes.

A série é escrita pela autora Suzanne Collins e foi lançada pela Editora Rocco.
------------------
Suzanne Collins nasceu nos Estados e vive com a família em Connecticut. Ela começou sua carreira escrevendo roteiros infantis para o canal Nickelodeon e atualmente trabalha no terceiro volume da série Jogos Vorazes. Nesta entrevista, ela fala sobre sua obra e as influências que a inspiraram a escrever a trilogia de maior sucesso dos últimos tempos.
------------------
Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura, Jogos vorazes é o novo fenômeno da literatura jovem. Com um mote surpreendente, o livro, que está há mais de 85 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e de outras publicações de prestígio dos EUA, ganhou elogios de Rick Riordan, Stephenie Meyer e outros formadores de opinião e rendeu à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time.

1ª livro - Jogos Vorazes, lançado em 2010.
Sinopse: O livro narra uma luta mortal encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída sobre as ruínas de um lugar anteriormente conhecido como América do Norte. Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito. Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.

2ª livro - Em Chamas, Lançado em 2011.
Sinopse: Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

3ª livro - A Esperança, Lançado em 2011.
Sinopse: Katniss conseguiu sair da arena pela segunda vez, mas, mesmo assim, ainda não está a salvo. A Capital está irritada e quer vingança e, por isso, inicia uma represália a toda a população. Numa trama tão violenta quanto psicológica, Suzanne Collins consegue provocar, em A esperança, um debate sobre a moral e os valores da guerra e as consequências das escolhas feitas por cada um dos personagens. Ser o símbolo da revolução tem um preço alto para Katniss, que terá que decidir o quanto da sua própria humanidade e sanidade ela poderá arriscar em nome da causa, dos seus amigos e da sua família. É pela voz da protagonista, ainda mais feroz e obstinada, que a autora desafia o leitor a refletir em meio a cenas cruéis de combate. Tudo isso numa narrativa brilhante, com viradas surpreendentes que levam a um desfecho chocante e original.

Book Trailer de Jogos Vorazes.
video

Filme.

A saga ganhará adaptação para o cinema, com estreia mundial prevista para março de 2012. A direção do longa está a cargo de Gary Ross (Quero ser grande/Seabiscuit) e a protagonista Katniss será interpretada por Jennifer Lawrence, finalista ao Oscar de melhor atriz por Inverno da alma.

Para ler um trecho do 1ª livro Clique Aqui.

Para ler o 1ª Capítulo de Em Chamas Clique Aqui.

4 comentários:

  1. Esse é uns dos melhores livros que já li!!!
    Te prende do começo ao fim!!!
    O desenvolvimento da história é fantástico!!
    O nome Jogos Vorazes é o titulo PERFEITO!!!!

    ResponderExcluir
  2. A serie Jogos Vorazes é simplesmente a melhor que eu já li! É impossível parar de ler, e quando você acaba fica se consumindo enquanto espera o lançamento do livro seguinte.
    É triste o fim da serie estar chegando... Bom ainda tem os filmes mas não são a mesma coisa.

    Nota para a serie: PERFEIÇÃO

    Mal posso esperar para o lançamento de "A Esperança".

    ResponderExcluir
  3. SÃO OS 3 MELHORES LIVROS QUE EU JA LI!! LEIAM NÃO IRÃO SE ARREPENDER!

    ResponderExcluir